O Misticismo e o Amor de Madre Teresa de Calcutá

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Madre Tersa, iniciou em sua vida como uma freira aos 18 anos de idade, porém o trabalho que lhe chamava a atenção, e que ela sentia que Deus queria algo diferente dela, então já percebemos que ela tinha uma sensibilidade especial, e trabalhando na Índia como irmã.
Porém em 1946 ouviu uma voz dizendo: “Tenho Sede”, que ela identificou como sendo de Jesus, e a partir dai sua vida muda radicalmente, pois Madre Tereza passa a tentar saciar o que ela chamou de a voz de Jesus.
Madre Tereza funda a Consagração das Filhas da Caridade.

 


Essa fala de Jesus, “tenho sede”, também é uma passagem Bíblica, em que Cristo estava sofrendo na Cruz, e pede água.
Porém a sede de Jesus não era de água, mas de amor, e as irmãs da Consagração das Filhas da Caridade tentam saciar, ajudando os pobres que não tinham vez na Índia, os Dalits, que a sociedade hindu desprezou. 
São essas as interpretações da vivencias que Madre Tersa de Calcutá teve, da qual direcionaram sua vida, e é muito bonito isso, pois sua devoção ao que fez foi algo muito bonito.
A fé, devoção, coragem e disposição de Madre Teresa a levaram a um caminho que traçou em sua vida, da qual ela ensinava para as suas irmãs não viverem para si mesmas, mas para Deus e os necessitados.
A forma como ela encarou sua missão e as percepções que teve, são muito bonitas.

 


Madre Teresa via o sofrimento dos outros, como o sofrimento de Jesus na Cruz, e buscava aliviar e ajudar na dor dos outros.
A orientação desse trabalho para Madre Teresa, onde a sede de caridade e o sofrimento dos outros, era o sofrimento e as necessidades de Cristo.  Assim como ela via.
Madre Teresa também via o sofrimento e o amor, como seu próprio sofrimento e amor, e isso são graus enormes de compaixão e empatia.

 


Mas, mais profundo ainda, Madre Teresa de Calcutá via o sofrimento e a sede de amor, sendo essa sede dela e de todos os seres humanos.
A diferença de Madre Teresa com os outros humanos, é que ela dava um grande amor aos que sofriam, que ela ajudava.
O Misticismo é a expansão da consciência de si mesmo, abrangendo outras pessoas ou até mesmo Deus.
O Misticismo é sentirmos e irmos além de nós mesmos.
Muitos místicos sentem as coisas, seja Deus ou sua necessidade, mas não partem para a ação como Madre Teresa fez.
É exatamente por esse motivo que Madre Teresa é uma santa, pois tinha uma consciência e um amor muito grandes, que nessa presente vida que teve, foi ajudar os hindus muito pobres.
Na necessidade de amor, ensina Madre Teresa, todos são irmãos, e humanamente somos todos iguais, independente de nível, classe social, ou educacional ou cultural. Isso são formas de humildade, simplicidade e amor.
Para Madre Teresa todos tem fome de amar e de serem amados, e por tudo isso que estamos mostrando aqui, que não é à toa que essa irmã é uma santa muito popular e que todos gostam, mas talvez muitos não saibam, mas para fazer sua missão, isso não foi aceito pela igreja inicialmente, mas como ela estava se tornando popular na Índia, em uma região que tinha poucos católicos, então a igreja a apoiou e mandou recursos a ela para cumprir o que segundo ela, era a missão dada por Jesus.

 


Madre Teresa não achava que somente os pobres tem necessidade de amor, mas todos têm, ricos e pobres, e assim podemos perceber que a irmã que é tema deste texto tem um amor por todos, pela humanidade.
Cada pessoa pode ajudar o outro de alguma forma diferente, e isso ensina Madre Teresa, assim todos podem matar a sede de Jesus, e isso é um ensinamento para os Cristãos, isso pode inspirar muita gente a fazer o bem e ajudar.
Madre Teresa mostrou ao mundo a humildade, simplicidade, o amor, a relação com Deus, suas interpretações e filosofia de ajudar, de matar a sede. Isso demonstra sabedoria, pois essa virtude vem do coração, não da mente.
O coração está relacionado com o sentimento, com o amor, não com o pensamento.
É o pensamento que deve ser influenciado pelos bons sentimentos, e não o contrário, pois isso garante nossa bondade e ajuda aos outros.
Cada pessoa tem a sua missão, o que pode fazer pelo outro, e assim muitos se completam na ajuda oferecida a humanidade, a Deus, ao amor, ao bem.
A vida de Madre Tersa de Calcutá foi calcada na caridade.
E por escutar a Jesus e suas palavras, Madre Teresa tendo uma sensibilidade muito grande aflorada, então ela é possivelmente uma médium.  
A palavra médium vem de meio, que é um meio de comunicação entre o espiritual e o físico, e as atitudes de Madre Teresa baseado nas vivencias em que teve, são ensinamentos, são exemplo...
O filosofo Sócrates também escutava uma voz, assim como Joana D’Arc e muitos outros.

 

Alguns Destaques: